quarta-feira, 9 de abril de 2014

Um Pouco Mais - Lewis Carroll

          Venho-lhes com mais um Um Pouco Mais, hoje falando sobre o escritor de uma das minhas obras favoritas, Alice no país das maravilhas, o Lewis Carroll.
Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido por Lewis Carroll, nascido em janeiro de 1832, falecido em janeiro de 1898, era  romancistapoeta e matemático britânico. Desde cedo se demonstrava muito interessado em literatura e matemática, em seguida formando-se em ciências matemáticas no Christ Church College, ma Universidade de Oxford, sendo aceito, no ano seguinte, como professor, onde lecionou até o fim de sua vida.
Além de livros publicados em seu pseudônimo de Lewis Carroll, Charles também publicou diversos livros e artigos sobre lógica e matemática.
Lewis Carroll nunca foi casado, talvez por conta de sua timidez excessiva, mas ele tinha grande afeição por meninas pequenas, curiosamente ele não suportava meninos. Sempre, em suas viagens, ele carregava em sua bolsa pequenos brinquedos e curiosidades para entreter as meninas. Não importava o quão tímido ele fosse, perto das pequenas garotas ele se revelava um homem amável e até mesmo descontraído.
Carroll também desenvolveu um certo gosto por fotografias, apesar de ser uma arte não muito famosa naquele tempo. Ele retratava meninas pequenas, o que o possibilitou a se aproximar e travar "pequenas amizades".

Alice Pleasance Liddell
Você deve estar se perguntando quem seria essa Alice. Não, esse não é o nome da Alice do livro, essa é a Alice original, a Alice que inspirou Lewis Carroll a escrever o livro de Alice no país maravilhas. Ela era filha de Henry George Liddell, um decano da faculdade de Oxford, que Lewis havia conhecido em seu primeiro ano de lecionamento. Ela era irmã de Lorina e Charlotte.
Certo dia, Lewis e seu amigo, o reverendo Duckworth, fizeram um passeio de barco com as irmãs Liddell pelo rio Tâmisa. Alice, que era a sua preferida dentre as três, tinha 10 anos de idade. Na intenção de divertir as meninas, Lewis começou a inventar uma história, enquanto remava o barco, mas não era qualquer história, foi nesse dia que a história de Alice no país das Maravilhas teve seu inicio.
A pedido da pequena Alice, Carroll começou a escrever a história. Depois de muito alterar o conteúdo, e de muitos manuscritos apresentado aos amigas, o texto teve sua publicação no ano de 1865. E muitos anos mais tarde nos veio Através do Espelho e outras obras ao publico infantil.

Fim da Carreira
Apesar de ter lecionado por toda sua vida, Carroll nunca teve uma brilhante carreira como professor, e tão pouco se dedicou à oratória eclesiástica, por questão da vergonha que sentia de sua gaguez. Sua carreira como fotografo veio à declínio no ano de 1880, em questão do recuso que tinha por adotar novas técnicas, como por exemplo o uso da película, em vez da chapa fotográfica. E nos ultimos meses de vida se negava a ter qualquer contato com tudo que dizia respeito a Lewis Carroll. Veio a falecer no ano 1898, em decorrencia de uma bronquite.

Na foto acima se encontra a pequena Alice Pleasance Liddell

Nenhum comentário:

Postar um comentário